lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
calcular quantidade de macarrao por pessoa

Descubra como calcular a quantidade de macarrão por pessoa

Macarrão
12 de setembro de 2023

Nas prateleiras dos supermercados, é comum encontrar pacotes de macarrão de 500 gramas. Só que no preparo vem a dúvida: qual a quantidade de macarrão por pessoa? 

E isso faz sentido porque ter muita sobra é ruim, mas faltar comida é pior ainda, não acha? Independente se preferir fazer um pouquinho a mais ou acertar na medida, o recomendado é saber a média para que todos os convidados se sirvam bem. 

Este é o tema do conteúdo: a quantidade certa de macarrão, sem falta, mas também sem desperdício.

Inclusive, considerando uma cozinha em que não há medidores de macarrão, e tampouco balanças de cozinha. Esses são acessórios que podem ajudar na hora de fazer as contas. Mas, se não estiverem disponíveis, temos outras técnicas. Confira!

A melhor referência para a quantidade de macarrão por pessoa

O espaguete, aquele macarrão de “A Dama e o Vagabundo”, é uma massa longa que será usada como base para os cálculos. 

Então, qual a quantidade de macarrão por pessoa? Quanto é preciso cozinhar para todos os convidados? O que fazer nessa hora?

A partir de uma informação é possível ter um ótimo resultado: 100 gramas de massa para cada convidado. 

Na maioria dos rótulos desse produto, a medida de referência para um adulto médio varia de 80 a 100 gramas. Sendo assim, recomendamos o valor mais alto.

A quantidade também depende da totalidade da refeição. Assim, 100 gramas de macarrão é equivalente a um prato médio, que pode ser composto por outros nutrientes além do carboidrato, como as proteínas dar carnes e as fibras dos legumes.

Se o foco for a macarronada em família aos domingos, onde o macarrão é o único alimento, a dica é elevar essa quantidade em, pelo menos, 50%. 

Neste caso, a referência ideal será de 150 gramas para cada convidado. Ou seja, um prato cheio.

A quantidade de macarrão por pessoa sempre será a mesma?

Quantidade de macarrão por pessoa

Essa é uma ótima pergunta, e a resposta é “não”. Isso porque dependendo do tipo, formato ou ingredientes do produto, a quantidade será diferente. E não existem fórmulas ou regras universais para isso, mas há um consenso entre os cozinheiros que mencionam a média.

No caso do espaguete, a conta é de 100 gramas por pessoa, que é o mesmo valor referencial para o ninho, outro tipo de massa longa. 

Só que é diferente para as massas curtas e frescas. Por absorverem menos água, a quantidade ideal delas muda. 

Assim, deve-se dobrar a referência que usamos acima: 200 gramas por porção para cada convidado se tiver acompanhamento.

Entre as massas curtas conhecidas no Brasil, temos o penne, parafuso e outros. Aliás, a mesma percentagem, do dobro, deve ser usada para massas recheadas, como ravióli, tortellini, guioza e capelete.

Na situação de ser esse o único alimento do prato principal, então, deve-se triplicar a quantidade de massa por pessoa. 

Ou seja, um prato de ravióli ou macarrão penne deve ter em torno de 300 gramas para satisfazer o convidado naquele almoço tipicamente italiano.

Em situações onde a massa é servida com o acompanhamento de proteína, como frango ou carne vermelha, a porção unitária deve ser reduzida para valores entre 60 e 90 gramas.

Como calcular a quantidade de macarrão por pessoa

Massas Hiléia

A partir disso, fazer o cálculo é mais simples do que parece. A primeira coisa é observar quanto vem em cada pacote. Geralmente, 500 gramas. 

Pegue esse valor e faça a divisão pelo número de pessoas que vão participar da refeição.

A conta é simples! Se serão apenas 2 pessoas participando do jantar ou almoço, divida o pacote de macarrão espaguete em 5 partes iguais e cozinhe 2 delas. 

Mas, se forem 10 pessoas convidadas, o recomendado é fazer o cozimento de 2 pacotes de 500 gramas. Ok?

Use o prato como ferramenta de medida

Quem foi criado com avó ou avô sabe que existe uma técnica atemporal para fazer a medição da quantidade de macarrão por pessoa. 

Se você é uma dessas pessoas sortudas, deve ter pensado nisso desde o início do texto. Não é verdade?

De todo modo, vamos lembrar o que a experiência das nossas cozinheiras e cozinheiros preferidos nos ensinam. Sabendo que no cozimento a massa vai crescer, uma boa ideia é pegar o prato que será usado na refeição para quantificar.

Então, acrescente o macarrão cru até o ponto que julgar suficiente para alimentar o convidado. E multiplique pelo número de pessoas. 

Antes de finalizar o cálculo, não se esqueça das variáveis: acompanhamentos e a possibilidade de que eles podem repetir.

No caso do espaguete e ninho, esse método não funciona porque o formato não permite que se coloque a massa no prato quando está cru. 

Portanto, para esses tipos de macarrões, use o “olhômetro” e a conta: 1 pacote de 500 gramas dá para 5 porções.

Os molhos para acompanhamento do macarrão

Os molhos para acompanhamento do macarrão

Já que o assunto de hoje é sobre macarrão e quantidades, trouxemos aqui outra dúvida que é comum de acontecer nas cozinhas: quanto de molho deve ir nas massas? Para esse preparo, a conta considera ½ ou um pouco mais (⅔) do peso da massa.

Logo, para uma porção de 500 gramas de macarrão, o ideal é fazer entre 250 e 300 gramas de molho. 

E também existem algumas dicas que fazem sentido: macarrões perfurados (goelão) absorvem mais molho. Portanto, vale a pena aumentar a quantidade.

Sobre o melhor molho para sua refeição, são várias alternativas. Recentemente, fizemos uma matéria que lista pratos de dar água na boca. Por exemplo: Fettuccine Alfredo, Molho Bolonhesa e Esparguete à Carbonara. Quer aprender a prepará-los? Clique aqui

E agora: faltou, sobrou ou deu certo?

Para terminar o texto, considere que nem sempre vai ser fácil acertar na primeira tentativa de servir os convidados no seu almoço ou jantar ao preparar esse prato rico em carboidrato

Nem mesmo para quem assistiu séries de culinária ou leu dezenas de livros de receitas!

Ainda assim, use essa experiência para aprender algo novo, até porque cada pessoa tem uma afeição por macarrão. 

Ainda que a maioria ame esse tipo de alimento, algumas comem mais e outras menos. Somente conhecendo os convidados mais a fundo e colocando a mão na massa, literalmente, é que se se chega ao mais perto da quantidade ideal.

Acesse e baixe o catálogo da Hiléia!

Agora que você já acertou na quantidade de macarrão por pessoa, leia mais notícias sobre a massa e suas curiosidades, através da revista online!