lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2020 04 22 at 16.18.51

Como Aproveitar Melhor os Momentos em Família

Hiléia e você
8 de maio de 2020

Nos últimos anos a tecnologia mudou muito a maneira que a gente vive, e para melhor. Ela facilitou muito a nossa comunicação com as outras pessoas, como temos nos informado e divertido. Mas para tudo existe um outro lado, e sem querer a gente acaba deixando de fazer algumas coisas que são importantes para a nossa vida familiar e o nosso dia a dia. O importante é não ficar vidrado no telefone e chegar a um equilíbrio saudável entre vida real e digital.

Pois foi pensando em unir as famílias que listamos uma série de atividades que ajudam pais e filhos a terem momentos agradáveis aproveitando a companhia um do outro sem o uso de aparelhos de celular. O melhor de tudo é que esse tempo pode ajudar na educação e a desenvolver a sua capacidade perceptiva e o raciocínio dos seus filhos.

Abaixo estão algumas sugestões de como aproveitar melhor os momentos em família com as pessoas que você mais ama. 

Comer em Família

Hoje em dia, praticamente todos tem a vida corrida.
Cada um tem o seu horário de trabalho, curso, esporte, etc. Isso acaba fazendo com que cada um da família coma em horários e lugares diferentes da casa, como no quarto ou na sala. Uma das melhores coisas que a gente pode fazer em família é se reunir para comer. É nesta hora que aproveitamos   o tempo colocar o papo em dia. Pode ser no café da manhã, almoço ou jantar, este encontro entre das pessoas da família abre as portas para o diálogo, ajudando a conhecer melhor seus filhos e vice-versa. Falar como foi o seu dia e contar novidades ajudam a a entender melhor o lado da outra pessoa e deixar com que os pais a percebam os gostos e a personalidade dos filhos que normalmente não notariam.

Filme em Família

Outra boa atividade para se fazer em família é assistir filmes juntos. Essa é uma opção que além de divertida trazer uma série de aprendizados que podem ser muito importantes no futuro.

O primeiro passo desta atividade é escolher qual fime será visto.  Para dar mais graça à brincadeira o ideal é que seja um filme que ninguém da família tenha assistido (assistir Frozen pela vigésima vez não será prazeroso para ninguém). Se você tiver mais de um filho, ofereça 3 ou 4 opções e deixe que eles te apresentem o filme escolhido. Enquanto eles escolhem estarão aprendendo a negociar e a alternarem o poder de decisão. Uma ótima opção de gênero de filme para assistir em família é comédia pois elas são divertidas e leves. Para quem possui filhos um pouco mais velhos pode ser interessante fazer uma breve crítica do que gostaram ou não no filme. Além de ajudar a entender como os filhos pensam, essa hora é ótima para ressaltar as lições e valores apresentados no filme que você ache interessante.

Brincadeiras em família

Outro ótimo momento para se estar com a família é se se divertindo com jogos e brincadeiras. Dominó, Buraco ou Uno, além de ser uma ótima maneira de se passar o tempo, eles também estimulam o raciocínio lógico. Muitas vezes para ganhar o jogador é preciso criar estratégias pensando em como será a próxima jogada do adversário.

Quebra-cabeças e outros jogos de montar são ótimos para reforçar o lado cooperativo entre seus filhos. Ajudar e apoiar o irmão são características que devem ser mais valorizadas e estas atividades significam fazer exatamente isto. 

Outra atividade ótima para passar o tempo é brincar de teatro. É nessa hora que a imaginação das crianças pode ir longe, desde reencenar a história dos três porquinhos até inventar sobre o homem que foi visitar Júpiter. Fazer o roteiro, definir quem interpretará cada papel, se colocar no lugar de outra pessoa… são tantos os aprendizados nessa brincadeira que ela rende um bocado. Os pais que não quiserem participar da produção da peça podem simplesmente servir como plateia e bater palmas e rir nas horas certas. 


Tarefas domésticas em família

E por que não transformar deveres e obrigações em momentos familiares? Os mais jovens irão achar o máximo ter a atenção dos pais ao preparar um bolo, varrer o chão, separar as roupas por cores para lavar, e outras atividades domésticas. É claro que para tudo isso o pai ou mãe devem estar pertos mostrando como se faz e explicando o porquê é feito daquela maneira.  

Esta é uma atividade que faz o filho se sentir parte importante da família e ensina a cuidar e ter responsabilidade com as suas coisas. O ideal é considerar isto como uma atividade e não como uma tarefa que exija desempenho dos filhos. 

Amor acima de tudo

É claro que ainda haverá tempo para os celulares, videogames, etc. A tecnologia veio para ficar e nos ajudar. O mais importante nestes momentos é amar um ao outro e aproveitar para demonstrar o quanto se gosta da outra pessoa. Fazendo isso, os momentos em família passarão de forma tranquila.