lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
cartao fidelidade em supermercados

Cartão fidelidade em supermercados: como funciona e quais os benefícios

Dicas
3 de junho de 2022

O cartão fidelidade é uma ótima estratégia para fazer com que os clientes retornem ao supermercado para aumentar as vendas. Então, é uma alternativa inteligente para fidelizar o público.

Portanto, se você está pensando em implementar algum programa de benefícios, saiba que o cartão fidelidade é uma ótima escolha.

Ao apostar nessa estratégia, você beneficia ambas as partes: os clientes (porque ganham descontos, presentes e brindes); e o mercado (porque aumenta a lucratividade e fideliza os consumidores).

Aprenda mais sobre o assunto nesse conteúdo.

 

Como funciona o cartão fidelidade em supermercados?

A primeira coisa que você deve saber é que não é difícil criar um cartão fidelidade para o supermercado. Entretanto, exige um bom planejamento estratégico.

Afinal, todo o processo deve estar muito bem estruturado para oferecer aos clientes uma ótima experiência.

De forma geral, o cartão fidelidade funciona assim: quanto mais compras os consumidores realizarem no supermercado, mais vantagens eles ganham.

Então, é um sistema de pontos cumulativos. Quanto mais pontos, melhores são as recompensas, como:

  • receber descontos em determinados produtos;
  • ganhar um crédito para gastar no supermercado;
  • participar de um sistema de cashback;
  • conquistar brindes exclusivos.

 

Por que investir no cartão fidelidade para supermercados? Veja 4 benefícios

Investir em um cartão fidelidade para supermercados só traz benefícios ao estabelecimento. Conheça quais são eles.

1. Aumentar as vendas

Com um bom programa de fidelidade, os clientes se sentirão mais motivados para voltar ao supermercado.

Como consequência, você aumenta as vendas e garante a lucratividade dos negócios.

Além disso, os clientes acabam recomendando o supermercado aos conhecidos — que também podem se tornar clientes fiéis do estabelecimento.

 

2. Promove um ótimo relacionamento com o cliente

Os clientes gostam de ser atendidos de forma diferenciada, pois isso faz com que se sintam especiais.

O cartão fidelidade é uma forma para mostrar-lhe que o supermercado vai além da venda de mercadorias. Ele se preocupa, também, em promover benefícios que satisfaçam o consumidor.

Como consequência, o programa de fidelidade ajuda a manter um relacionamento próximo com os clientes. 

Afinal, você investe em uma comunicação constante com os consumidores, apresentando as promoções, ofertas e concedendo-lhe diversos benefícios.

 

3. Aumenta o ticket médio

O cartão fidelidade faz com que os clientes mantenham compras regulares. Afinal, os consumidores entendem que quanto mais gastar no supermercado, mais terão benefícios. 

Então, é uma ótima oportunidade para fazer com que haja o aumento das vendas. Assim, você eleva o ticket médio do estabelecimento e ajuda a bater as metas de vendas.

 

4. Apresenta um ótimo custo-benefício

O melhor de tudo é que, esta estratégia tem um baixo custo, pois você precisa apenas fazer uma arte e mandar imprimir em um cartão — caso opte pelo formato físico e tradicional.

Então, a ação, em si, não custa muito. O mais trabalhoso é a organização e o planejamento, pois é uma atividade que não exige muitos recursos financeiros.

Ainda mais que você pode optar por inovar e criar um cartão fidelidade on-line (opção mais sustentável), onde não será necessário investir em impressões.

 

Como criar um cartão fidelidade para o supermercado?

Agora que você aprendeu o que é, como funciona e quais os benefícios do cartão fidelidade, confira algumas dicas para implementá-lo no supermercado.

 

Tenha um bom planejamento

Coloque na ponta do lápis tudo o que será necessário para determinar a viabilidade deste programa de recompensa. 

O cartão fidelidade é uma ótima opção, mas exige uma análise aprofundada no seu negócio:

  • estude o perfil dos clientes;
  • analise o fluxo de caixa;
  • determine quais serão as recompensas;
  • faça o regulamento da campanha;
  • organize toda a sistemática da campanha.

Invista na divulgação

Para que os clientes saibam e entendam como funcionará a campanha, aposte em uma excelente divulgação on e off-line. Deixe claro quais são as vantagens e crie campanhas envolventes que façam com que eles tenham desejo de participar.

Você também pode investir em ações como “indique um amigo e ganhe mais”. Assim, os clientes indicam o programa e, com isso, ganham x pontos.

 

Esse marketing “boca a boca” só favorece a publicidade do supermercado. Com isso, você cria autoridade de marca e uma imagem positiva diante da concorrência.

Você gostou de aprender mais sobre o cartão fidelidade em supermercados?

Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre: Produtos alimentícios direto de fábrica: como comprar para o seu estabelecimento? e venha ser um parceiro da Hiléia.

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia