lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
Cardápio para a ceia de natal

Cardápio para a ceia de natal: 5 ideias para arrasar

Receitas
18 de dezembro de 2023

A cada novo fim de ano, uma coisa é certa: alimentos típicos farão parte do cardápio para a ceia de Natal. Mas, a verdade é que, do peru ao salpicão, existem muitas variações que podem ser incluídas nas receitas de fim de ano. E nós vamos te ajudar com isso!

Este conteúdo está dividido em tópicos que trarão ideias relacionadas a cada um dos elementos mais importantes para ter uma refeição completa, as entradas às sobremesas. Então, chegou a hora de planejar o melhor cardápio dos últimos tempos e arrasar na ceia natalina.

Inclusive, essa leitura também é importante para quem busca soluções mais econômicas para a refeição de Natal. No ano passado, a ceia ficou 13% mais cara, diz a imprensa. Para este ano, como aconteceu nas edições anteriores, as carnes devem sofrer mais reajustes.

Seja para preparar pratos natalinos saborosos ou para ter uma refeição completa sem precisar gastar muito, aqui vão as nossas dicas!

5 ideias para montar o cardápio para a ceia de natal

O que é preciso para montar o cardápio para a ceia de natal? Criatividade! Sem dúvidas, essa é uma das melhores respostas que você vai encontrar. Além disso, conhecer as preferências das pessoas da família e dos amigos que estarão presentes também ajuda muito nessa hora.

Mas, além disso, ter algumas boas referências é interessante porque permite preparos diferentes, inovadores e, claro, saborosos. É isso que faremos a partir de agora: veja como organizar uma ceia natalina completa, com os principais alimentos da data.

1 – Entrada

As entradas natalinas podem ser compostas por diversos tipos de alimentos, o que deve ir ao encontro das preferências dos anfitriões e convidados. São petiscos que agradam o paladar das pessoas enquanto a ceia, com os pratos principais, não é servida.

Algumas ideias vão desde as saladas tropicais, leves e saudáveis; até os espetinhos de tender suíno com queijo coalho, que é a cara desse evento festivo. A lista ainda passa por: salada de bacalhau, de grão-de-bico, salpicão e canapés; agradando vários estilos alimentares.

Se você gosta do tradicional e não quer errar na hora de agradar, a tábua de frios funciona muito bem. Dá para usar tipos de embutidos dos mais variados, como salames e presuntos. Além disso, é uma boa opção para quem pensa em enfeitar e deixar tudo mais colorido.

2 – Carne

Já no prato principal, a carne não pode ficar de fora. Para essa época, há alguns alimentos que fazem muito sucesso no nosso país. Anote aí: peru, frango, pernil e tender são os mais tradicionais. Algo bem parecido com os pratos tradicionais de outros países latino-americanos.

O interessante é que uma ave simples, comum no prato do dia a dia, pode receber receitas e temperos diferentes para esse momento. Por exemplo, o peru com salpicão, o pernil temperado com cachaça e o frango com farofa de nozes. Hm… Deu água na boca, não é?

Os molhos são a cereja do bolo. Quando o assunto é a carne, também é legal pensar no tipo de molho que será usado. Atualmente, os agridoces estão em alta. Algumas opções que combinam com o Natal são: molho de damasco, ameixa, figo, maracujá e damasco.

3 – Acompanhamento

O acompanhamento para a ceia de Natal também é flexível. Pode ser pensado na carne, nas massas e até mesmo nas entradas. O mais importante é a criatividade para criar uma combinação que deixe o ambiente muito mais agradável e saboroso.

Se a ideia é harmonizar com o peru, o cuscuz de milho com pedaços de berinjela é incrível. Com foco nas massas, uma salada de queijos fica excelente. Aí, temos a famosa farofa, queridinha no paladar dos brasileiros. Pode ser diversificada, com castanhas, azeitonas e, inclusive, frutas.

Uma última sugestão é a do salpicão, um prato tipicamente brasileiro. Inclusive, é um dos preparos que mais permitem adaptações para atender o gosto do “freguês”. Tem de frango, com batata palha, maçãs, cebola roxa, abacaxi e até com macarrão de sêmola.

4 – Arroz e macarrão

Para muitos, a carne e o acompanhamento já criam um cardápio para a ceia de natal muito gostoso. Mas só estará completo se tiver arroz ou macarrão. Afinal, o brasileiro não abre mão desses tipos de alimentos ricos em nutrientes.

Nessa época do ano, muita gente decide inovar. A partir disso, surgem pratos novos e com nomes relacionados ao tema. O Arroz Natalino é um deles. A receita é bem colorida e leva alguns cortes de carne suína, como o próprio tender, já mencionado aqui.

Com relação às massas, é possível encontrar uma miscelânea ainda maior de pratos. A primeira coisa é escolher um dos tipos de macarrão que existem. Além das opções de outras massas, como nhoque. Depois, considerar o molho e o cozimento.

Clique e acesse o catálogo da Hiléia!

5 – Sobremesa

Para fechar as dicas com chave de ouro, as sobremesas. Quem é do time dos saudáveis ou que fazem parte do grupo com restrições, a notícia também é boa. Afinal, dá para pensar naquela salada de frutas tropicais sensacional e refrescante. Ou no abacaxi assado com canela.

Sem contar que existe uma grande lista de alternativas às receitas tradicionais – mas que não acrescentam açúcar. Por exemplo, o brownie fit com aveia, o cheesecake light, o flã de limão, entre outros. O importante é notar que há espaço para todas as pessoas estarem nutridas.

E não podemos deixar de mencionar as sobremesas que mais fazem sucesso no Natal. Do biscoito natalino ao pavê simples, fato é que ninguém fica de fora de aguçar o paladar após o prato principal. Se tem pouco tempo para o preparo, as misturas para bolo são ótimas.

O melhor cardápio para a ceia de natal é…

O melhor cardápio para ceia de natal

Durante a leitura deste texto, vimos que existem diversas opções para montar um cardápio para a ceia de natal. O que permite que você e sua família encontrem as melhores opções com base nas preferências, interesses e gostos.

Com certeza, o melhor cardápio será aquele construído com amor e carinho. Afinal, nada se compara a esses temperos tão especiais em uma data de tanto afeto. 

Nós, da Hiléia, desejamos que o seu Natal seja delicioso, em todos os sentidos, como um abraço apertado. Acesse a nossa revista online e gratuita para ler outras notícias como essa.