lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
biscoito ou bolacha afinal existe um termo correto

Biscoito ou bolacha: afinal, existe um termo correto?

Informações
20 de setembro de 2021

Conte para nós: você também faz confusão com os termos biscoito e bolacha? Não sabe qual é o correto e qual utilizar?

Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biscoito e bolacha do mundo? Além disso, o consumo dobrou nos últimos anos — média de 6,3 kg por habitante ao ano.

Vamos aprender mais sobre esse alimento e os termos que geram tanta “discórdia’? Leia o post e descubra.

 

Qual é a história do biscoito ou bolacha?

Na Europa, em meados do século XVII, os cereais eram triturados, misturados a água e assados duas vezes, formando um alimento com maior resistência ao tempo e possibilidade de estocagem.

O primeiro nome dado a essa receita foi biscoito, sendo “bis” o significado de duas vezes e “coctus” de cozido. No século XII, ele veio para o Brasil com a palavra “bescuit”.

Já a bolacha vem do latim “bullacha”, tendo a tradução literal para “bolinho”. Também vale citar que a palavra holandesa “koekje” é a mesma coisa — e gerou termos como “cookie” e “cracker”.

 

Como a legislação trata os termos biscoito e bolacha?

Tanto biscoito quanto a bolacha são equivalentes quando o assunto é legislação. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dois termos são sinônimos.

Por definição, “biscoitos ou bolachas são os produtos obtidos pela mistura de farinhas, amidos e/ou féculas com outros ingredientes, submetidos a processos de amassamento e cocção, fermentados ou não, e podem apresentar cobertura, recheio, formato e textura diversos”.

Portanto, conforme a legislação, às duas palavras significam a mesma coisa.

 

Qual termo teve a primeira inserção na língua portuguesa?

Na língua portuguesa, as palavras entraram em momentos diferentes. O registro mais antigo da palavra “biscoito” é de 1317, enquanto o termo “bolacha” só de 1543. Portanto, o primeiro é mais antigo no português.

>> Você também pode gostar de ler: Dia do Biscoito: receitas com as rosquinhas Kicks para fazer com a criançada.

Por que muitos pensam que biscoito e bolacha são diferentes?

Existem alguns critérios que algumas pessoas usam para justificar que os termos diferem, principalmente com relação ao modo de preparo.

Veja:

  • biscoito: mas úmido, porque vem de “bolo”; podem ser de vários formatos, mas dificilmente são planos;
  • bolacha: mais seca, geralmente são planas, embora possam ser de vários formatos.

No entanto, essas diferenças são justificadas apenas pela crença popular. De acordo com a legislação brasileira, essas diferenças não existem.

 

Qual é o termo correto entre biscoito ou bolacha?

Como vimos, ambos estão corretos. O que notamos é que os termos variam conforme o regionalismo.

Nas regiões norte e sudeste, por exemplo, o nome mais utilizado é biscoito. No entanto, em regiões do centro-oeste, sul e o Mato Grosso, o alimento é mais conhecido como bolacha.

Biscoito ou bolacha - Gráfico
Fonte: Google Trends

 

Em alguns casos, termo varia de acordo com o produto. Alguns preferem usar bolacha e outros, biscoitos. Aqui, na Hiléia, temos o costume de chamar de biscoito as nossas delícias com e sem recheio. 

Porém, independentemente da nomenclatura, o que realmente importa é que o biscoito ou bolacha fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Afinal, eles são deliciosos.

Gostou de aprender sobre o assunto? Se sim, que tal conhecer os biscoitos ou bolachas (como você preferir chamar) da Hiléia? Clique aqui e conheça as nossas delícias agora mesmo!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia