lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2021 02 10 at 10.58.12 2

Respira, não pira! Pratique o autocuidado e seja mais feliz 2021

Hiléia e você
18 de fevereiro de 2021

Depois das dicas de como colocar seus sonhos e metas no papel e alcançar tudo o que deseja, é hora de falarmos sobre autocuidado. Essa palavra tem sido bastante usada nos meios de comunicação, já notaste? Mas quando você pensa nela, o que lhe vem à mente?

É muito provável que você pense em máscaras faciais, hidratação de cabelo e outros cuidados estéticos. Mana, errado não está, mas autocuidado é muito mais do que cuidar da pele e das madeixas. Se o nosso corpo é nosso templo, é natural a gente desejar ter um templo bonito e bem decorado. Mas beleza é apenas uma parte do autocuidado.

Nesses tempos de pandemia, muita gente entendeu que mais importante do que ter um corpo dentro de um padrão estético é ter um organismo forte e uma mente positiva. Se você ainda não pensa assim, esse texto é para você. Pensando em colaborar com sua felicidade, nós da Hiléia
reunimos 5 dicas para que você tenha uma vida mais leve e saudável neste ano.

Bora ser feliz?

  1. Dieta? Só se for por recomendação médica. Esqueça a ideia de que para ser saudável é preciso ser magra. Muito mais importante que emagrecer, é manter os exames em dia para monitorar sua saúde. Em vez de pensar em dietas restritivas, procure ter uma alimentação bem equilibrada, beba bastante água e permita-se comer suas comidinhas mais calóricas de vez em quando. A vida é muito curta para se punir.  Ame-se! 
  1. Mexa-se! A atividade física é muito importante para a saúde do corpo e da mente. Caminhe, dance, nade, corra, jogue bola, o que quiser! De novo: não é pela estética, é pela alegria de viver. Insira algum exercício físico na sua rotina de uma vez por todas e esqueça o mito do corpo perfeito, isso não existe! Nossa beleza verdadeira está no nosso coração e na nossa atitude perante à vida.  
  1. Cultive afetos e amizades. Ninguém nasceu pra viver isolada, mana! A pandemia distanciou muitas pessoas, é verdade, mas a tecnologia está aí para resolver esse problema. Há quanto tempo você não liga para sua melhor amiga para colocar o papo em dia? Faça uma videochamada sempre que se sentir para baixo. Só de poder falar com quem você ama e ouvir o que ela tem a dizer, a vida fica bem mais leve. Praticar empatia e solidariedade  é um autocuidado que beneficia outras pessoas, além de você mesma. 
  1. Reserve um tempo do dia só para você. Muitas vezes a gente se ocupa tanto tomando conta dos outros e dos problemas, que não sobra nadinha para nós.  Esse é um erro muito comum que tem que acabar. Sim, é verdade, às vezes é muito difícil conseguir esse tempinho, então você precisa fazer um pacto de amor consigo mesma. Use o tempo que puder, exclusivamente para fazer o que quiser. Ver TV, ler? Fazer uma receitinha nova?  Cuidar da pele, do cabelo? Ou não fazer nada, absolutamente nada? Só você mesma pode saber o que te faz bem de verdade e o que você precisa, então lembre-se sempre que você é a pessoa mais importante da sua vida.
  1. Procure ajuda profissional, se for preciso. Muitas vezes a gente sabe exatamente o que nos faz bem, tem tempo sobrando, mas simplesmente não consegue fazer nada. Se este for o seu caso, talvez o primeiro passo que você precise dar é procurar ajuda psicológica profissional. Tá tudo bem não estar bem, tem muitas coisas tristes acontecendo ao nosso redor. Mas, como tudo na vida, há coisas boas também. Se não estamos mais encontrando a alegria de viver, significa que é hora de procurar um psicólogo. Se você está mofina, triste e sem esperança, peça ajuda agora mesmo. A sua felicidade está dentro de você e um profissional de saúde mental vai ajudá-la a encontrar, tenha fé. 

Cuide-se, mana! <3