lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
31 criancas banner

Atividades Para Entreter as Crianças em Casa

Hiléia e você
28 de maio de 2020

Seja quarentena, fim do ano escolar ou simplesmente um final de semana chuvoso, chega uma hora que os pais ficam sem saber o que mais podem inventar para entreter as crianças em casa. Para dar uma ajudinha, nós, da Hiléia, listamos algumas atividades que além de passar o tempo, estimulam no desenvolvimento das crianças sem que elas fiquem grudadas o tempo todo na TV, celular ou tablete.

 

Fazer um bolo

Uma das tradições mais antigas entre mães e filhos é preparar bolo juntos. Além de ser uma atividade que as crianças adoram ajudar, ela é perfeita também para ensinar a importância de seguir corretamente as instruções para ter o resultado esperado.  Outro benefício dessa prática é desfrutar do momento em família na hora de se deliciar com a receita. Opções como as misturas para bolos da Hiléia são ótimas para esta atividade. Mas, cuidado com o forno quente! Deixe seu filho participar apenas da mistura dos ingredientes.

Árvore genealógica

Outra boa atividade que ajuda a passar o tempo e reforçar os laços de família é a construção de uma árvore genealógica. Hoje em dia, em que todo mundo possui celulares com câmeras, é ainda mais fácil conseguir reunir as fotos dos familiares. Quem tem smartphone tira na hora e quem não tem pede a ajuda de outra pessoa para mandar. O divertido é que, ao mesmo tempo em que se vai montando a árvore, a criança vai entendendo melhor a sua origem e seu lugar na família, estreitando ainda mais os laços. 

 

Montar uma cabana

Que tal juntar algumas cadeiras, um lençol e o que mais estiver disponível para montar uma cabaninha bem legal em casa? Criar a cabana é uma das brincadeiras mais legais, até mais do que brincar nela já pronta. Deixe a criança livre para planejar o espaço como ela quiser (mas sem riscos de machucar, é claro). A medida que ela cria determinados lugares e estruturas, ela vai encontrar problemas que ela mesma precisa resolver, como, por exemplo, de como prender o lençol ou deixar a parede estável. Os pais podem palpitar e dar algumas dicas. O importante é estar junto e aprender enquanto se brinca. Depois da cabana pronta, que tal preparar um lanche com deliciosos biscoitos e um suco bem gostoso?

 

Fazer uma colagem

Hoje em dia, todo mundo usa o “Ctrl +C” para copiar e “Ctrl +V” para colar textos e fotos virtuais em celulares, tablets e computadores, porém está cada vez mais difícil usarmos isso no mundo real. Uma brincadeira usando papel, cola, tesoura e uma revista velha estimula a criatividade dos filhos e melhora a coordenação motora. Recortar fotos de pessoas, coisas, lugares e depois colar em diferentes usos e situações é um exercício que exige concentração no uso da tesoura e criatividade na hora de fazer uma montagem com os recortes. Colocar a cabeça de uma pessoa no corpo de outra, colar essa pessoa em um lindo parque… São tantas as opções que a brincadeira pode durar horas. 

 

Brincar de massinha (massa de modelar)

A brincadeira com massa de modelar faz a crianças amassar, enrolar, separar e unir pedaços. Todas essas ações utilizam a musculatura dos pequenos e melhoram o desenvolvimento da motricidade fina que é a coordenação motora para movimentos de precisão. 

Outro destaque desta brincadeira é que ela também ajuda no lado criativo. As crianças reconhecem e misturam cores, criam novos objetos, experimentam novas texturas e trabalham com o conceito tridimensional de forma, volume e profundidade. 

Esta é uma ótima prática para crianças agitadas e com déficit de atenção porque exige foco e estimula a comunicação e imaginação. 

 

Quebra-cabeça

Uma ótima brincadeira para quem tem filhos, são os famosos quebra-cabeças. Eles existem para todos os tipos de idade e gosto, desde os infantis, com 12 peças, até os mais difíceis, com 1000, 2000 e até 6000 mil peças. Eles exigem paciência, percepção e olhos apurados para encontrar os encaixes certos. Mais de uma pessoa pode brincar, basta que cada um comece de um ponto. Cada pessoa faz o seu cantinho até que eles se unam no fim para formar a imagem completa. Depois, é só desmanchar, deixar passar alguns dias e brincar novamente. Para deixar tudo diferente, a sugestão é que na vez seguinte se comece a montar por um lado completamente diferente do que foi feito na última vez. 

 

Teatro de fantoches

Quem nunca brincou de teatro de fantoches quando era criança? O encantamento gerado pelos pequenos bonecos é universal. As histórias estimulam a imaginação e despertam o tão importante lado lúdico da criança. A criatividade é quem possui o papel principal nesta brincadeira. Definir a estória, quem interpretará o papel de espectador… são tantas as possibilidades que essa brincadeira pode durar por horas. 

 

Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiros são tão divertidos que até os videogames mais modernos possuem as suas versões conhecidas como “party games”. A grande diferença é que na versão eletrônica é impossível trapacear. 

As opções destes jogos são muitas e atendem aos mais diversos tipos de gosto, desde o solitário Resta 1 para brincar sozinho, passando pelos clássicos Dama, Xadrez e Ludo, os mais cotados dos anos 80, como WAR, Jogo da Vida, Detetive e Banco Imobiliário, até os mais modernos como Colonizadores de Catan, etc.

Estas são algumas das atividades que achamos interessantes para fazer o tempo passar com os filhos. Se você tem alguma sugestão de atividade, escreve nos comentários abaixo que estamos curiosos para saber!