Quem não gosta de uma saborosa bolacha para acompanhar um café da tarde ou fazer um lanche rápido? Mas, é preciso armazenar biscoitos da forma correta, para que eles se mantenham frescos e crocantes por mais tempo.
Neste conteúdo, acompanhe dicas muito simples e valiosas para conservar estes alimentos, evitando que percam qualidade e fiquem desagradáveis para consumo.
Por que os biscoitos perdem a crocância?
Assim como outros alimentos, os biscoitos (ou bolachas, da forma que você desejar) podem perder a crocância e ficar murchos se não forem armazenados da forma correta.
Segundo uma reportagem da Revista Super Interessante, isso acontece por três motivos:
- Menor quantidade de farinha que entra em sua composição;
- A gordura da massa consegue se ligar com as moléculas de amido. Com isso, elas não conseguem se reorganizar, impedindo seu endurecimento;
- Sua massa é muito seca e, quando entra em contato com o ar, absorve a umidade, amolecendo o alimento.
Além disso, alguns tipos, caso dos wafers, são mais sensíveis à umidade e podem se deteriorar rapidamente se não forem armazenados em um recipiente hermético.
Afinal, como armazenar biscoitos corretamente?

Para evitar que seus biscoitos percam a crocância e fiquem desagradáveis ao consumo, algumas dicas devem ser colocadas em prática na sua casa.
Elas se baseiam nos locais, tipos de alimentos e no impedimento de entrada de ar. Acompanhe as melhores dicas:
Armazene pacotes fechados em lugares próprios
Você acabou de comprar pacotes no supermercado e vai guardá-los? Então, cuidado com seu armazenamento antes de abri-los.
Na despensa da sua casa, evite ambientes onde há excesso de calor, luz e umidade. É a melhor forma para que o biscoito não amoleça.
Também não os deixe próximos a produtos de limpeza, evitando problemas de conservação e diminuindo a vida útil do alimento.
Mantenha a embalagem original fechada
É comum abrir um pacote, comer alguns biscoitos e deixar para consumir em outro momento. Mas, se a embalagem não for fechada corretamente, a qualidade pode cair rapidamente, afetando a experiência.
Por isso, se for consumir apenas alguns biscoitos, o ideal é fechar muito bem o pacote em seguida.
Basta utilizar clips de cozinha, prendedores e elásticos. Outra opção é utilizar um saco hermético, garantindo uma proteção adicional.
O uso de mini seladoras também é válido. Há equipamentos baratos, pequenos e que conseguem selar os pacotes com eficiência. O investimento vale a pena!
Utilize potes herméticos
Após abrir a embalagem, a melhor forma de armazenar biscoitos é em potes herméticos! Eles evitam a entrada de ar e de umidade, mantendo o alimento apto para consumo por mais tempo.
Também são fáceis de limpar e higienizar, não deixando cheiro ou gosto nos alimentos.
Outra recomendação é optar por modelos do tamanho adequado para a quantidade de biscoitos. Se o pote for grande, haverá muito ar dentro, resultando em rápida perda da crocância.
Separe os biscoitos por tipo
No supermercado, geralmente compramos diferentes tipos de biscoitos (cream cracker, wafer, maizena e Maria). Mas, você sabia que eles devem ser colocados em potes diferentes?
Isso evita que os sabores e aromas se misturem e que os biscoitos úmidos, como os recheados, amoleçam os mais secos.
Veja também: Pirulito de biscoito Maria: conheça a receita!
Guarde na geladeira (mas não todos!)
Essa é uma dica que permite que os alimentos durem por mais tempo, mantendo sua crocância e o sabor preservados.
Mas, para armazenar biscoitos corretamente na geladeira, é importante deixá-los em um recipiente fechado, evitando que absorvam aromas indesejáveis de outros alimentos que estarão na geladeira.
Mas cuidado: evite colocar o wafer na geladeira. A umidade presente nesse ambiente pode afetar sua textura, comprometendo a qualidade.
Consumir rapidamente
Os biscoitos, principalmente os recheados, como o wafer, apresentam maior qualidade quando consumidos assim que a embalagem é aberta.
Isso acontece porque, quanto mais tempo ficarem expostos ao ar, maior a chance de absorverem umidade e reduzir o sabor.
Outras dicas interessantes
Seguindo as práticas para armazenar biscoitos, você prolonga a crocância e o frescor destes saborosos produtos, garantindo uma experiência agradável ao consumi-los.
Mas, há outras dicas bastante interessantes que merecem atenção:
- Em ambientes muito úmidos, adicione um sachê de sílica gel no pote. Ele absorve a umidade e mantém os biscoitos sempre crocantes.
- Já perderam a crocância? Não se desespere: coloque no microondas por cerca de 45 segundos ou no forno por alguns minutos. Eles voltam a ficar como novos. Mas cuidado com o tempo para não queimar!
Com essas dicas, tenha alimentos sempre frescos e crocantes para serem saboreados a qualquer hora do dia.
Gostou? Que tal conhecer receitas e sugestões para você aplicar em sua cozinha? Acesse a Revista da Hiléia e fique sempre por dentro.
