lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
acoes sustentaveis para mercado

10 ações sustentáveis para o seu mercado

Dicas
24 de fevereiro de 2022

Investir em ações sustentáveis para o mercado é uma atitude nobre, estratégica e traz uma série de benefícios. Afinal, é uma ótima oportunidade para contribuir com o desenvolvimento sustentável no mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.

Portanto, existem diversas estratégias que o mercado pode investir para contribuir com o desenvolvimento sustentável e, é claro, fazer a sua parte. Venha conosco e confira algumas ideias para implementar.

 

1. Faça a reciclagem correta no mercado

A primeira dica pode até parecer a mais óbvia, mas não podemos deixar de recomendar. 

Afinal, não adianta investir em ações de sustentabilidade se o mercado não faz o básico — separar corretamente o lixo e promover a destinação correta.

Por isso, incentive o descarte correto dos materiais por todos os colaboradores e clientes do mercado. 

 

2. Evite o uso de embalagens plásticas

Não é nenhuma novidade que as sacolas e embalagens de plásticos são extremamente prejudiciais para toda a cadeia ambiental. 

Por isso, recomende aos clientes a reutilização de caixas de papelão e incentive o uso de ecobags para as compras. 

Para contribuir ainda mais, compre e comercialize as sacolas reutilizáveis de costureiros locais para movimentar a economia da região.

 

3. Considere investir em fontes de energias renováveis

Se possível, dê preferência ao uso de energias limpas, como a solar e a eólica. Ambas ajudam a economizar com a energia elétrica e ainda contribuem com a sustentabilidade no planeta.

Afinal, as energias renováveis diminuem o ritmo do aquecimento, reduzem a produção e a emissão de dióxido de carbono e não poluem o meio ambiente.

 

4. Invista na digitalização dos processos

Invista na tecnologia cloud computing (computação em nuvem), onde há o armazenamento e compartilhamento de arquivos sem a necessidade de utilizar pendrive, HD, entre outros.

Além disso, existem diversas ferramentas digitais (inclusive, gratuitas) que ajudam a otimizar o trabalho da equipe e ainda colaboram para evitar o uso do papel — ou seja, há menos emissão de gases e derrubada de árvores.

 

5. Participe de campanhas solidárias

Ficar atento aos principais eventos e campanhas solidárias na região é importante para encontrar formas diferenciadas para contribuir com a sociedade.

Portanto, faça parcerias com algumas ONGs e crie pontos de coleta no mercado para arrecadar doações, como: 

  • agasalhos;
  • brinquedos;
  • rações;
  • alimentos; e
  • muito mais.

Outra ideia é reservar uma porcentagem dos lucros do mercado para investir nessas campanhas. É possível, inclusive, doar cestas básicas aos necessitados.

 

6. Troque todas as lâmpadas por LED

Trocar todas as lâmpadas do mercado por LED também é uma das ações sustentáveis para investir.

O LED reduz o consumo de energia, garante uma ótima eficiência energética, promove mais segurança e ainda tem um tempo de vida superior aos outros tipos de iluminação.

Além disso, é uma forma de proteger o meio ambiente, pois o LED não emite radiação UV e não contém mercúrio.

 

7. Tenha atenção na hora de escolher os fornecedores

Convenhamos: não vai adiantar investir em diversas ações sustentáveis se o mercado investe em fornecedores que não praticam os mesmos valores.

Os fornecedores também precisam trabalhar em sintonia. Por isso, na hora de escolhê-los, avalie quais são os seus valores — tanto sociais quanto ambientais e econômicos.

 

8. Incentive a compra de produtos orgânicos

Faça boas campanhas para incentivar a compra dos produtos orgânicos. Afinal, eles não possuem agrotóxicos ou insumos artificiais na produção que prejudicam o planeta.

Portanto, incentive hábitos saudáveis e ecológicos tanto para os clientes quanto para os colaboradores do mercado.

 

9. Estimule o transporte coletivo: uma das ações sustentáveis para apostar

Os carros são responsáveis por grande parte da emissão de gases do efeito estufa. Por isso, incentive o transporte coletivo no mercado, disponibilizando uma van ou ônibus para levar e trazer os colaboradores.

Se for uma alternativa inviável financeiramente, outra opção é criar um programa coletivo de caronas, fazendo parcerias com motoristas da região.

 

10. Utilize equipamentos ecoeficientes

Equipamentos antigos e ultrapassados consomem mais energia. Por isso, uma alternativa é trocá-los por opções mais modernas, com selo de consumo A.

Dessa forma, além de economizar dinheiro para o mercado, é uma forma de ajudar o planeta.

Além disso, lembre-se de desligá-los, sempre que possível. Afinal, eles consomem energia — mesmo em modo stand by.

Você gostou de conhecer as nossas dicas de ações sustentáveis para implementar no mercado? 

Se sim, aproveite e confira as novidades tecnológicas para mercados e supermercados. Boa leitura!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia