Investir em ações sustentáveis para o mercado é uma atitude nobre, estratégica e traz uma série de benefícios. Afinal, é uma ótima oportunidade para contribuir com o desenvolvimento sustentável no mundo.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.
Portanto, existem diversas estratégias que o mercado pode investir para contribuir com o desenvolvimento sustentável e, é claro, fazer a sua parte. Venha conosco e confira algumas ideias para implementar.
1. Faça a reciclagem correta no mercado
A primeira dica pode até parecer a mais óbvia, mas não podemos deixar de recomendar.
Afinal, não adianta investir em ações de sustentabilidade se o mercado não faz o básico — separar corretamente o lixo e promover a destinação correta.
Por isso, incentive o descarte correto dos materiais por todos os colaboradores e clientes do mercado.
2. Evite o uso de embalagens plásticas
Não é nenhuma novidade que as sacolas e embalagens de plásticos são extremamente prejudiciais para toda a cadeia ambiental.
Por isso, recomende aos clientes a reutilização de caixas de papelão e incentive o uso de ecobags para as compras.
Para contribuir ainda mais, compre e comercialize as sacolas reutilizáveis de costureiros locais para movimentar a economia da região.
3. Considere investir em fontes de energias renováveis
Se possível, dê preferência ao uso de energias limpas, como a solar e a eólica. Ambas ajudam a economizar com a energia elétrica e ainda contribuem com a sustentabilidade no planeta.
Afinal, as energias renováveis diminuem o ritmo do aquecimento, reduzem a produção e a emissão de dióxido de carbono e não poluem o meio ambiente.
4. Invista na digitalização dos processos
Invista na tecnologia cloud computing (computação em nuvem), onde há o armazenamento e compartilhamento de arquivos sem a necessidade de utilizar pendrive, HD, entre outros.
Além disso, existem diversas ferramentas digitais (inclusive, gratuitas) que ajudam a otimizar o trabalho da equipe e ainda colaboram para evitar o uso do papel — ou seja, há menos emissão de gases e derrubada de árvores.
5. Participe de campanhas solidárias
Ficar atento aos principais eventos e campanhas solidárias na região é importante para encontrar formas diferenciadas para contribuir com a sociedade.
Portanto, faça parcerias com algumas ONGs e crie pontos de coleta no mercado para arrecadar doações, como:
- agasalhos;
- brinquedos;
- rações;
- alimentos; e
- muito mais.
Outra ideia é reservar uma porcentagem dos lucros do mercado para investir nessas campanhas. É possível, inclusive, doar cestas básicas aos necessitados.
6. Troque todas as lâmpadas por LED
Trocar todas as lâmpadas do mercado por LED também é uma das ações sustentáveis para investir.
O LED reduz o consumo de energia, garante uma ótima eficiência energética, promove mais segurança e ainda tem um tempo de vida superior aos outros tipos de iluminação.
Além disso, é uma forma de proteger o meio ambiente, pois o LED não emite radiação UV e não contém mercúrio.
7. Tenha atenção na hora de escolher os fornecedores
Convenhamos: não vai adiantar investir em diversas ações sustentáveis se o mercado investe em fornecedores que não praticam os mesmos valores.
Os fornecedores também precisam trabalhar em sintonia. Por isso, na hora de escolhê-los, avalie quais são os seus valores — tanto sociais quanto ambientais e econômicos.
8. Incentive a compra de produtos orgânicos
Faça boas campanhas para incentivar a compra dos produtos orgânicos. Afinal, eles não possuem agrotóxicos ou insumos artificiais na produção que prejudicam o planeta.
Portanto, incentive hábitos saudáveis e ecológicos tanto para os clientes quanto para os colaboradores do mercado.
9. Estimule o transporte coletivo: uma das ações sustentáveis para apostar
Os carros são responsáveis por grande parte da emissão de gases do efeito estufa. Por isso, incentive o transporte coletivo no mercado, disponibilizando uma van ou ônibus para levar e trazer os colaboradores.
Se for uma alternativa inviável financeiramente, outra opção é criar um programa coletivo de caronas, fazendo parcerias com motoristas da região.
10. Utilize equipamentos ecoeficientes
Equipamentos antigos e ultrapassados consomem mais energia. Por isso, uma alternativa é trocá-los por opções mais modernas, com selo de consumo A.
Dessa forma, além de economizar dinheiro para o mercado, é uma forma de ajudar o planeta.
Além disso, lembre-se de desligá-los, sempre que possível. Afinal, eles consomem energia — mesmo em modo stand by.
Você gostou de conhecer as nossas dicas de ações sustentáveis para implementar no mercado?
Se sim, aproveite e confira as novidades tecnológicas para mercados e supermercados. Boa leitura!